domingo, 31 de janeiro de 2010

NOVA REPÚBLICA

Nova República

A Wikipédia apresenta a Nova república como parte da história do Brasil que se seguiu a DITADURA MILITAR. Em outro texto de minha autoria já havia me manifestado sobre o termo DITADURA MILITAR, onde expresso que sou contra o uso deste termo e prefiro MILITARISMO. Porque no meu entendimento DITADURA também se aplica a outros regimes de governo, pois todas as vezes que o povo é obrigado a aceitar normas e leis estúpidas e injustas, o povo esta sendo coagido por um governo ditatorial.

A Nova Republica se diferenciou do Militarismo entre outras coisas por garantir aos brasileiros o direito de eleger o presidente e chefe do Estado Brasileiro.. vejamos o que diz a Wikipédia sore a Nova Republica:
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nova República é o nome do período da História do Brasil que se seguiu ao fim da ditadura militar. É caracterizado pela ampla democratização política do Brasil e sua estabilização econômica. Usualmente, considera-se o seu início em 1985, quando, concorrendo com o candidato situacionista Paulo Maluf, o oposicionista Tancredo Neves ganha uma eleição indireta no Colégio Eleitoral, sucedendo o último presidente militar, João Figueiredo. Tancredo não chega a tomar posse, vindo a falecer vítima de infecção hospitalar contraída na ocasião de uma cirurgia. Seu vice-presidente, José Sarney assume a presidência em seu lugar. Sob seu governo é promulgada a Constituição de 1988, que institui um Estado democrático e uma república presidencialista, confirmada em plebiscito em 21 de Abril de 1993.

Nenhum comentário:

Postar um comentário