sexta-feira, 26 de março de 2010

MATERIALISMO HISTÓRICO

RESUMO DA OBRA:
Autor/título: BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas, Vol. 1. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1987, p. 222-232. Extraído de: WWW.geocities.com/Paris/Rue5214/wbenjamin.htm.
Tradução de Sergio Paulo Rouanet.




"O bom cronista histórico é aquele que não faz distinção entre os grandes personagens da história e os sujeitos anônimos, pois assim poderá trazer a tona à verdade do passado. Sem a luta das coisas materiais, não existe as espirituais sendo este um conceito do materialismo histórico. Nesta visão materialista, o perigo reside em se entregar as classes dominantes, o autor se refere em arrancar a tradição do conformismo, isto quer dizer, revolução contínua, O autor critica a social-democracia como tendo conceitos alienado da realidade. A revolução francesa foi uma volta ao passado, ao modelo do império Romano. Comparando a história universal com a historiografia marxista. O autor diz que a historia universal é construída apenas com o acumulo de narrativas do passado enquanto o marxismo: “tem em sua base um princípio construtivo”.


MEUS COMENTÁRIOS:



Tentei entender o materialismo histórico e encontrei estas definições na internet:

O materialismo histórico é um marco teórico que visa explicar as mudanças e o desenvolvimento da história, utilizando-se de fatores práticos, tecnológicos (materiais) e o modo de produção.

http://www.suapesquisa.com/o_que_e/materialismo_historico.htm

No materialismo histórico sintetizou Marx a compreensão da evolução da sociedade com a vontade modificá-la e nos deu o instrumento para essa modificação. O materialismo histórico tornou-se deste modo uma filosofia e um instrumento da classe operária e revolucionária, em sua luta pela libertação e na sua tentativa de formar um mundo novo.
http://dialeticamaterialista.blogspot.com/


O que eu sei é que o materialismo histórico como tudo aquilo que tem relação com o marxismo termina assim:




estes são trabalhadores comunistas marxistas na China. Um blogueiro chinês ironizou assim o materialismo histórico:

"Chegamos a fase de comunismo primitivo, de acordo com as leis do materialismo histórico, chegamos ao período de escravos, que agora é o nosso futuro." http://leituras-favre.blogspot.com/2007/07/la-coquille-vide-du-parti-communiste.html





O livro acima, escrito em alemão pode ser traduzido como: Recordações de uma Redenção, é uma crítica exegética em que o texto de Walter Benjamin é analisado ponto a ponto.




O modelo marxista, tem levado os alunos a se acharem e por isso cada dia que passa a profissão de professor está sendo menosprezada e perigosa. Há três dias atrás registrei mais uma ocorrência na delegacia em que um aluno jogou a lixeira na professora, empurrou-a e só não deu sequência as agressões porque foi contido pelos colegas até a chegada da polícia.




O marxismo na política e principalmente na educação é uma utopia. A educação moderna, baseada em uma pedagogia marxista esta fadada ao fracasso. A ordem deve ser imposta com autoridade, não com ideias igualitárias utópicas marxistas. Os professores são hoje reféns dos alunos. A conversa em sala de aula não deve ser em pé de igualdade entre professores e alunos, deve ser no respeito e consideração que se deve aos mestres da educação que em sala de aula devem ter autoridade.





É isso que nos espera nas salas de aula, graças a estes conceitos de evolução histórica marxista. Se as coisas não pararem por ai, os professores ficaram com a aparência deste chineses..

Nenhum comentário:

Postar um comentário