quarta-feira, 3 de março de 2010

A REFORMA PROTESTANTE E A NOVA MENTALIDADE

Olá professora e colegas,
Não sou expert em nada, mas estudei nos meus últimos 25 anos teologia, tendo formação acadêmica como Bacharel em Teologia Protestante, por isso tive a oportunidade de estudar um pouco mais sobre a REFORMA PROTESTANTE, de maneira que posso no mínimo opinar sobre o tema.

Raramente uma reforma ou revolução é 100% positiva e bem sucedida, mas a Reforma Protestante contribuiu de forma singular com a evolução do pensamento ocidental, podendo destacar os seguintes aspectos:

1 - Só Deus é supremo, e todo homem está fadado a erros e falhas, logo o papa não pode ser infalível e se o papa não é infalível sobre questões espirituais, cada um pode buscar a Deus conforme seu entendimento das Escrituras.

2 - O ser humano é racional e pode reavaliar seus conceitos periodicamente e se for o caso mudar de posição sobre qualquer tema. Assim podemos mudar nossa concepção sobre fatos considerados científicos e definidos, podemos mudar os sistemas de governos que não estão satisfazendo as necessidades da população.

3 - A igreja católica sempre exigiu a submissão dos reinos ao poder temporal papal. A reforma protestante lançou a possibilidade de cada povo se auto-governar sem a intervençâo de forças estrangeiras em seus assuntos internos. Assim imposições católica como o estudo do latim no curriculum escolar não seria admitido nos países de tradição protestante.




4 - A igreja católica não permitia a leitura da Bíblia na língua materna do povo, devendo apenas ser lida em latim. Enquanto a mudança de conceito do protestantismo dizia que cada um podia sim ler a Bíblia na sua língua materna.


Este último tópico foi essencial para a democratização da educação no sistema Educacional Protestante. A livre pesquisa!!!!! Este conceito foi o responsável pela rápida evolução intelectual, artística, industrial, religiosa, política e econômica dos países protestantes como os Estados Unidos, Canadá e os países no Norte da Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário